quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quando tudo faz sentido

Verão 2010 da Neon
Gosto muito de roupas, de ver desfiles e principalmente prestar atenção em como as coisas são coordenadas, combinadas, enfim, como o styling é feito (pelas "pessoas da vida real" também!). Não sou crítica de moda (nem tenho essa pretensão), mas, de temporada a temporada, em geral são os mesmos estilistas que me despertam vontades, ideias e sonhos até. Ficando só na moda brasileira, Alexandre Herchcovitch, Maria Bonita Extra, Ronaldo Fraga e Gloria Coelho sempre me dizem algo importante, mesmo que não me identifique com aquela coleção. A Neon fica sempre no rol do "lindo, criativo, coerente, mas eu não usaria... Não tem nada a ver comigo". No último São Paulo Fashion Week (que acabou dia 22), quando vi o desfile deles, continuei achando lindo, criativo e coerente, mas usaria vários looks, me deu vontade de ser um pouco aquelas imagens... Meu estilo não mudou. Tampouco a Neon "se desvirtuou". Desconfio que eles - Dudu Bertholini e Rita Comparato - foram geniais...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Chove...

...só um pouco, mas o suficiente para embotar o raciocínio. Ilustração de Eduardo Recife

quarta-feira, 10 de junho de 2009

667 dias

Para João

terça-feira, 9 de junho de 2009

Os lugares

Lendo o caderno Mais! da Folha de São Paulo do último domingo (7/6), voltei a pensar na relação dos nativos e estrangeiros com as cidades. Há uma entrevista com a socióloga argentina Beatriz Sarlo falando sobre Buenos Aires, um texto de Danuza Leão sobre Paris e outro do Nobel de Literatura Orhan Pamuk sobre Veneza. Exceto este último, que pareceu sondar a cidade italiana com o olhar de um estrangeiro encantado, tanto Beatriz quanto Danuza me deixaram um pouco decepcionada: onde estão as cidades quase idílicas de que ouvimos falar e que são sempre diferentes e melhores que as nossas?! Beatriz, ao falar de Buenos Aires, parece qualquer brasileiro discorrendo sobre as mazelas do lugar onde vive. Até aquela velha comparação da cidade portenha com Paris é posta em xeque por ela ("... quem conhece Paris sabe que não se parece com a capital argentina"). Ela está de bode até daquilo que nos parece um traço de politização (ao contrário de nós, 'tupiniquins cabeças ocas sem memória'): "... o lado sinistro do que acontece com a morte na Argentina, onde (...) vivemos discutindo o destino dos restos mortais das pessoas que foram importantes na história do país".

Danuza, que vive desde criança no Rio de Janeiro e já morou em Paris duas vezes - uma por dois anos e outra por cinco -, desmitifica a imagem do parisiense típico quando relata que por volta de 2000 o prefeito francês Bertrand Delanoë propôs a construção de prédios de mais de 200 metros nos arredores da cidade a fim de preservar a Cidade Luz como ela é, e qual não foi o espanto dele quando uma pesquisa pública mostrou que os parisieneses não concordavam com a ideia?? Ué?! Cadê os europeusconscientescultosquevalorizamaprópriahistória?

E agora? Com que vou sonhar?! Onde vou projetar minhas expectativas de cidade quase ideal?!

Prefiro ficar com a visão não menos lúcida de Orhan Pamuk, que diz que há lugares para todos os gostos: para se trabalhar, para passar férias, dos quais fugir, para se sentir triste e até para se morrer. Mas o lugar que escolhemos para viver tem que ser necessariamente parecido com a Veneza do escritor: para ser feliz.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Inspiração para um dia meio cinzinha

Sobre como ser fina fazendo misturas aparentemente improváveis...

Prada Resort 2010

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Outro olhar

Em tempos de mudança de casa, de ares, de perspectiva, de expectativa, recebi por e-mail a versão online do vídeo da artista Milena Galli (http://www.milenagalli.com/) feito em Hoyerswerda, na Alemanha, em agosto de 2008. Ela colocou a câmera num tripé e a máquina foi disparando a todo minuto. Foram mais de 4000 fotos editadas pela artista e depois animadas. Isso consumiu um mês e, em média, 6 horas de trabalho por dia. A obra me disse muito, me deu uma alegria parecida com aquela que vem junto com mudanças desejadas.
Bom, tentei postar o vídeo pra ele ficar já na tela e a santa pessoa que entrar no blog clicar e assistir, mas... definitivamente, sou péssima com apetrechos tecnológicos! Mas aí vai o endereço: