quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Hoje eu descobri duas coisas:
1) Comer torta de chocolate com abacaxi (é isso mesmo!!) é demais de bom! Isso é invenção do João, que na hora do almoço pediu a sobremesa dele: torta mousse de chocolate. Eu escolhi uma fatia de abacaxi, que comecei a saborear sem desviar o olhar para o prato dele, que já havia me "censurado": "Fruta de novo? Mas você já não comeu fruta hoje?". Fora que pra ele fruta nem é sobremesa... Bom, ele "roubou" uma fatia dessa coisinha natureba dispensável e pôs em cima de uma fatia generosa da sobremesa de fato. Achei esquisito, mas experimentei e não é que o casamento é perfeito?!
2) Dia 31 de outubro é o Dia do Saci. Quem "me contou" foi a Rita Lobo, chef de cozinha que tem um site e um blog muito legais (http://panelinha.ig.com.br/site_novo/blog/) , que sempre que eu entro não dá vontade de sair. E inclusive fico inspirada a finalmente aprender a cozinhar, a testar novos sabores, mas enfim, hoje jantei alface+tomate+ queijo cotagge+ uva-passa+ uma fatia de pão. Acho que preciso visitar o Panelinha com mais frequência...

2 comentários:

jmarcos disse...

Panelinha...
Panela... PANELONA... JÁ!!

Atosi disse...

Para não especialistas ou moçoilas de pouco lar como nós, cozinhar é pura alquimia: misture um pouco de amor, gula (fome jamais: a necessidade desanda o angu), motivação (o porquê ou o por quem é fundamental para espantar a preguiça), criatividade (sem ela não há diversão, só tensão) e paciência (saco mesmo) aos seus ingredientes prediletos e você verá incríveis poções surgirem. Às que desandarem, acrescente uma pitada de obsessão, reforce a dose de paciência e tente novamente.
Garanto que quase tudo vai dar certo.

Quanto ao saci ou Matitaperê, Matimpererê, etc., eu sabia sim que o seu dia era 31 de outubro e até acho que essa fofa entidade merece um dia pra chamar de seu e ser comemorado. Agora, instituir tradição, folclore por decreto é de matar. Coisas do nosso ex-presidente da Câmara dos deputados que, como tantos outros colegas, não tem, não sabe (o cérebro é perneta) e não quer fazer nada que justifique seu lauto salário. Mas o seu Aldo não pára por aí, ele também quer misturar a tupiniquim farinha de mandioca à de trigo - aquela gringa horrorosa que vai no nosso pãozinho de cada dia - e proibir toda e qualquer espécie de anglicismo, além, é claro, de comemorações do dia da bruxas em solo verde-amarelo.
Fala sério! Depois os da perifa é que são os mano sem noção.
Voltemos, porém, ao Sr. Saci, que tem algo a ver com você: ele é praticamente um vegetariano (não come carne vermelha e, pelo que me lembro, nem de frango). Adora mingaus, angus, infusões de ervas, uma cahaça arretada, às vezes com mel, e um bom peixinho frito, particularmente lambari do rabo vermelho.
É isso!